domingo, 7 de outubro de 2018

Jogos na alfabetização: brincar para escrever

O uso de jogos na alfabetização são ferramentas essenciais para compreender e dominar a escrita alfabética e substituir o aprendizado mecânico.


Em todas as culturas, a condição de ser criança está associada ao brincar. A defesa por uma educação que garanta aos pequenos o direito à ludicidade já se tornou bandeira de luta comum no País, de modo que muitos se preocupam com que, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, seja garantido às crianças o direito de, diariamente, brincar na escola.

Desde os anos 1980, tem-se defendido que, ao lado dos jogos e brincadeiras que já fazem parte de nossa cultura popular, quando está em questão a alfabetização, precisa-se lançar mão de jogos especiais.

Tem se lutado para abandonar os velhos métodos, que tratavam – e ainda tratam – o aprendizado da escrita alfabética como uma atividade mecânica e repetitiva, limitada à cópia e à memorização, tem-se buscado jogos que, numa direção contrária, ajudem as crianças a refletir.

Atividades lúdicas facilitam o domínio das relações letra-som


Aprender brincando com jogos de alfabetização

As brincadeiras e jogos sempre estiveram presentes na vida do ser humano. Através de atividades lúdicas, a criança pode desenvolver a socialização, aprender linguagem, vocalização, audição, percepção visual e raciocínio lógico.
Desde os primórdios até hoje, o ser humano tem uma certa resistência natural ao ensino e escolas, pelo simples fato de que não costuma ser um ambiente agradável e prazeroso aos olhos de uma criança.
Os jogos e brincadeiras são a essência infantil, isso é fato, então nada melhor do que unir o processo de aprendizagem com a inclusão de atividades divertidas. É uma maneira de descomplicar o processo de aprendizado.
Cabe ao educador e a escola, criarem um ambiente que apresente elementos motivacionais e atividades prazerosas aos alunos. Criar um plano de aula mais interativo, divertido e criativo é também uma forma de ajudar no melhor desempenho das crianças na escola.

Jogos de Alfabetização Infantil

1 – 94 segundos

Este jogo aumenta o repertório de palavras da criança e incentiva a escrita. O jogo sugere uma letra e um tema inicial, exemplo: animal com a letra F. O jogador tem apenas 94 segundos para encontrar o maior número de palavras. Todas as respostas são pontuadas e o jogador poderá jogar com até 4 pessoas, quem tiver pontuação maior vence.

2 – Stop

Stop ou também conhecido como Adedonha é o famoso jogo que foi marcado na infância de muita gente. Consiste em selecionar uma letra do alfabeto e os participantes precisam utilizar esta letra em 5 categorias, como nome, país, animal, etc. Quem finalizar a sequência em menor tempo vence a jogada.

3 – Caça palavras


Caça palavras é um jogo que aumenta o raciocínio lógico da criança e também faz com que ela reconheça o maior número de palavras. É um jogo simples e que contribui significativamente para a alfabetização das crianças.

4 – Palavras cruzadas


Este é um tipo de jogo mais desafiador, porém existem categorias e níveis de dificuldade para serem escolhidos. O jogador deve encaixar as palavras que se cruzam, ao lado de cada grade existe uma dica sobre o que é a palavra. Possui uma interface simples de usar e também pode se adaptar em mais de 23 línguas.

5 – Jogo da forca

É também um jogo clássico da infância que agora aparece na versão digital. Consiste em um painel que disponibiliza dicas sobre o que é a palavra que o jogador precisa adivinhar. A cada erro uma parte do corpo do bonequinho é desenhado na forca, se completar o desenho o jogador perde a jogada. Uma oportunidade para as crianças aprenderem palavras novas.
https://canaldoensino.com.br/blog/12-jogos-de-alfabetizacao-para-auxiliar-no-desenvolvimento-infantil




Nenhum comentário:

Postar um comentário